Um acidente de trânsito deixou um motociclista gravemente ferido na manhã desta quinta-feira em Santa Maria. Felipe Hilger de Oliveira, 23 anos, dirigia uma motocicleta pela Rua Silva Jardim quando colidiu em um furgão, que vinha pela Rua Visconde de Pelotas.
A condutora do furgão Renault Master, uma mulher de 40 anos, informou que não teria enxergado o motociclista ao fazer o cruzamento. Quando percebeu que a moto estava perto, não conseguiu frear a tempo. Ela trabalha em uma empresa de alimentos e estava indo fazer a entrega dos produtos.
_ Olhei para o lado e vi que não vinha nada. Daqui a pouco a moto estourou no meu lado _ conta a motorista do furgão que não quis se identificar.
Ela, um homem que estava no banco do carona e uma criança de 1 ano e nove meses que estava na cadeirinha, no banco de trás, não se feriram.
O motociclista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado com ferimentos graves ao Hospital Universitário (Husm). Por volta das 10h30min, Oliveira passava por exames no PS do Husm, mas ainda não havia informações sobre o estado de saúde dele.
Moradores do entorno das ruas Silva Jardim e Visconde de Pelotas e clientes de um supermercado, localizado na esquina onde aconteceu o acidente, reclamam da falta de sinalização. Conforme os populares, com frequência são registrados acidentes no local.
_ Falta uma sinaleira ou um redutor de velocidade antes de chegar na Visconde de Pelotas. Já encaminhamos três requerimentos à Câmara de Vereadores, pedindo uma providência e até agora nada _ conta Airton Zanini, proprietário do supermercado.
Paulo Roberto Carvalho, trabalhador autônomo, diz que o excesso de velocidade é o que mais preocupa:
_ Os carros passam voando. Não posso nem levar os cachorros passear que os veículos raspam na calçada. Para atravessar a rua e levar o lixo até o contêiner também fica difícil.
Para resolver o problema, em até três meses, uma sinaleira deverá ser instalada na esquina:
_ O fluxo de carros e a velocidade aumentou naquela rua depois que proibimos o estacionamento de veículos do lado esquerdo da rua. Era um pedido das pessoas para resolver o congestionamento, já que passava só um carro antes. só que os motoristas estão andando acima da velocidade permitida, de 40 km/h. Então, estamos prevendo duas sinaleiras nos arredores: uma na Andradas, que deve demorar 30 dias para ser instalada. A da esquina da Silva com a Visconde, acredito que estará funcionando entre 60 e 90 dias _ afirmou o secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Passini.
Confira um vídeo registrado pelas câmeras de segurança do Hipo supermercado: